terça-feira, 19 de julho de 2011

Minha vida e os livros



Mudar de vida, dicas, dica





Desde que conheço-me por gente, gostei de literatura. Nos meus piores momentos, lia algum livro e parecia que as palavras daquele livro era a minha vida naquele momento. Sempre acreditei que  o livro nos enriquece de uma maneira que ainda algumas pessoas não perceberam. São ricos em detalhes, personagens complexos, lugares fascinantes. Apenas não percebemos que cada história que existe, conta um momento de nossas vidas.

Certa vez, em um momento muito delicado que vivia, cerquei-me de todos os tipos de livros. Como não tinha tantos amigos com quem pudesse conversar, lia desde Albert Camus, Franz Kafka até Virgínia Woolf. Cada situação, cada personagem era o momento que vivia. Desde então, passei a gostar ainda mais de livros e autores intensos. Kafka e Camus com o seu absurdo, Woolf com sua delicadeza mostrou-me que os problemas da vida são universais.

Grandes personagens passaram por grandes problemas existenciais. Lutavam contra todas os sentimentos negativos. Tinham todas as perguntas possíveis sobre a vida. Brigavam contra eles mesmo. Personagens que travaram algum tipo de batalha contra a vida sempre me chamaram atenção.

Hoje leio sim estes livros, mas em uma intensidade menor. Atualmente gosto dos livros que tratam sobre auto conhecimento e desenvolvimento pessoal. São livros enriquecedores. Contém inúmeras lições de vida. São situações que passamos todos os dias e ficamos cegos para soluciona-los. Lemos um determinado trecho, falamos que é o livro de nossas vidas e paramos por aí.

Livros são pequenas escolas da vida. Suas lições são únicas. Se tirarmos o aprendizado certo e aplicarmos em nossas vidas, viveremos mais graciosamente. Não que será um romance, com final feliz e príncipe encantado. Longe disso. Podemos ver que mesmo os melhores personagens passaram por grandes privações e dificuldades, mas mesmo assim continuaram. Viveram. Mesmo que o final não tenha sido feliz, suas caminhadas ainda inspiram muitas pessoas.

Leia também: Leituras  e  O poder das frases

Um comentário:

T.H.A.R.Y disse...

Amo ler tbm! parece que estou em outro mundo. Leia essa postagem!

http://borborlis.blogspot.com/2011/07/um-mundo-entre-paginas.html