quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que quero da minha vida?

Mudar de vida, dicas, dica,


Já escutei muito a respeito sobre a imagem que passo para as pessoas. Minha ex-chefe, um belo dia, me chamou na sua sala, fechou a porta e me chamou para uma conversa séria. Começou meio que nervosa, não me olhando nos olhos. Confesso que não estava entendendo muito bem. Quando ela finalmente resolveu falar, me perguntou o que eu queria da vida. Direta, desse jeito mesmo.

Naquele momento, fiquei parada. Nunca tinha pensado realmente nisso. Sempre sonhei em escrever, ter livros publicados, viver disso, sabe? Mas até então nunca tinha realmente imaginado isso. Fiquei calada naquele momento com ela. Depois de um tempo, disse que queria ter uma carreira na empresa, que estava tentando ser alguém e que queria ter uma vida normal.

O que escutei foi algo realmente surpreendente. Ela me disse que eu passava para as pessoas um ar de quem não quer nada com a vida. Ela falava que eu era tão calma, relaxada, não estressava com nada, não brigava, mas também não falava sobre minha vida, não conversava sobre minhas intimidades e muito menos demonstrava qualquer tipo de sentimento. Esse dia foi o dia em que eu mais fiquei calada e pensativa em toda a minha vida.

Depois desse papo esclarecedor, comecei a perguntar para as pessoas como elas me viam. Não fiquei preocupada nem chateada com o que ela disse, só fiquei curiosa e queria saber o que os outros achavam. Quase todos falaram a mesma coisa que ela.

A maioria falava que eu era muito fechada e que muitos tinham medo de se aproximar porque me viam de uma maneira negativa.  Só que sou bem o oposto disso, sabem? Sempre gostei de conversar sobre sentimentos, sonhos. Tinha enormes devaneios em pleno serviço. Mas na verdade, descobri que não sabia como expressar tais pensamentos. Falava somente coisas concretas, frases prontas. Não me deixava levar pelos assuntos como  estou agora.

Um dos grandes motivos que me levaram a montar esse blog foi exatamente esse. O de me deixar levar por tudo o que penso. Como agora. Para escrever hoje, fiquei a tarde toda pesquisando, lendo, anotando coisas. Mas hoje estava tão relaxada de tudo e quando me vi, estava pensando nesse acontecimento descrito acima. Aí resolvi analisar tudo e colocar um ponto final nesse assunto. Pelo menos para mim.

Essa é uma das questões que me inquietou por muito tempo. As pessoas criam imagem dos outros. Criam uma vida toda sem ao menos perguntar nada. E pensam coisas interessante até. Vi que isso sentiu de base para que eu pudesse analisar uma parte da minha vida. O meu lado pessoal está bem mais resolvido. Espiritualmente estou resolvida.

O que me resta agora é somente o meu lado profissional. Esse também já está resolvido. Só falta agora eu criar uma certa coragem para colocar tudo em prática.

Sou uma aventureira. Quero liberdade. Quero amor e quero amar. Quero respeito pela vida, educação para as pessoas e segurança física. Não me importa realmente como cada um vai viver sua vida. Quero apenas poder ver nos rostos de cada um com quem cruzar um grande sorrisos.  Sei que temos altos e baixos. Sei que um dia posso sorrir e no outro chorar. Mas acho que se vivermos intensamente cada momento, aí sim, saberemos aproveitar cada oportunidade da vida. E as oportunidades aparecem apenas para aqueles que estão dispostos a viver uma grande aventura.

Portanto, fale sobre o que você sente. Não se esconda. Não transmita uma imagem de indiferença. Faça as pessoas saberem qual é o seu objetivo somente pelo seu olhar. Não há outro jeito, ou você se mostra ou mostrará outra coisa sobre você.

Nenhum comentário: