sábado, 25 de junho de 2011

A vida só se dá pra quem se deu

Mudar de vida, dicas, dica, Permita-se,vida

Por anos vivemos a vida usando máscaras para esconder nossa verdadeira identidade. Tipo um super-herói mesmo. Acontece que mesmo eles gostariam de ter a vontade de ser somente eles. Ninguém mais. Mas por outros motivos, essa decisão não está somente na sua vontade. No nosso caso, podemos escolher os dois lados, viver com milhões de máscaras e deixar morrer seu verdadeiro eu ou escolher ser você.

Escolhendo o primeiro, parabéns, você não será o único. Terá a sua volta milhões de pessoas que com algum tipo de medo, escondendo-se das mais diversas formas. E aos poucos você vai morrendo, bem devagar. Você estará assistindo tudo e mesmo assim não terá a coragem de mudar. Tudo isso por causa do que os outros vão pensar, nos contatos que irá perder, no que vai deixar de ganhar. Mas como eu disse, tudo é uma questão de escolha.

Mas se você escolher o segundo, cuidado. Poucos atreveram-se a ir por esse caminho. E, pelo que escuto, é um caminho sem volta. Nele você encontrará o desconhecido, conhecerá o verdadeiro sentido do medo, abrigará tristezas sem fim. Mas sempre com muita coragem, vontade e força. É o caminho dos deuses. O caminho da vitória. Literalmente, o caminho da felicidade. Quero saber quem foi que disse que temos que ter absolutamente tudo na ponta da língua, que não podemos errar nem arriscar e acima de tudo, que temos que ser outra pessoa para ser feliz?

O mais legal disso tudo, o de você ser só você, é o de acordar num dia chuvoso e sorrir. É o de ter milhões de problemas e mesmo assim ir em frente. Um dos nossos grandes mistérios, e esse só é revelado para aquele que se dá, é o de enxergar a felicidade nas tristezas. Quem ainda está na primeira opção, o de ser sempre um super herói, quer dizer, o de usar sempre máscaras, não tem essa capacidade, porque sempre vai se policiar de tudo. Se alguém está chorando, mesmo sem saber o porque, ele chora junto. E isso não é amizade nem companheirismo. A amizade aí é você olhar para o outro e mesmo sem dizer palavra alguma, entender as angústias, tristezas e alegrias do outro e não somente participar.

Quando Vinícius de Moraes disse que "A vida só se dá pra quem se deu" somente quem vive sem máscaras compreendeu. Tudo é muito simples e provavelmente está debaixo do seu nariz. Mas com milhões de máscaras em seu rosto, acho um pouco difícil você se encontrar.

Nenhum comentário: