terça-feira, 21 de junho de 2011

Presente


Quando você acha que está preparada e que já viu de tudo nessa vida, acontece algo que simplesmente não tem uma explicação lógica. Vivemos hoje achando que sabemos de tudo, que nada mais nos surpreende, que não teremos mais novidades. Acontece que estamos tremendamente enganados. Sim, teremos novidades todos os dias, seremos testados todos os dias e nos surpreenderemos a cada momento.

Para que tudo isso aconteça, basta que você viva apenas um momento: o presente. O passado pode até servir de escola, mas você não pode mudá-lo e o futuro ainda está em construção. Viver o presente é algo completamente contraditório. Falamos tanto em momentos, carpe diem, sendo que nós mesmo esquecemos de fazer nossa lição de casa.

Acontece que é extremamente difícil viver o presente. Temos que abandonar experiências do passado, colocar um ponto final em alguma história e muitas vezes não estamos preparados para tudo isso. Ou mesmo ficar planejando o futuro com tantos detalhes, que você pára de viver o momento. São situações que fazemos sim e não temos como negar.

E quando aprendemos as lições da vida, tudo parece uma tremenda bagunça. Achamos que estão todos contra nós por simplesmente terem um ponto de vista diferente. Por mais que o tempo passe, não aprendemos as grandes lições da vida. E acredito que nunca aprenderemos. Não quero ser pessimista, mas é mais fácil fazer algo que não vá machucar ou criar expectativas do que viver o desconhecido, mesmo sabendo que quem vai construir tudo será somente você.

Os presentes da vida são vividos no presente. Não podemos alterar o que já passou. Mas podemos mudar o que virá. Basta apenas viver o hoje.

Nenhum comentário: