quarta-feira, 27 de abril de 2011

O vazio, o silêncio.

Mudar de vida, dicas, dica,

Hoje conversando no meu serviço com meus colegas surgiu a pergunta que literalmente não se cala. Por que as pessoas tem tanto medo do silêncio? E da solidão? Qual a dificuldade das pessoas em encarar o vazio?

Hoje penso diferente. Penso que quando você fica em silêncio, sozinho e se sentindo vazio é o melhor momento para você simplesmente ficar silêncio, sozinho e vazio! Somos metralhados diariamente por milhões de informações que chegam em todos os sentidos. Nunca temos tempo para nada, sempre estamos com pressa e temos essa ridícula necessidade de ficar em constante movimento. Quando desligamos um pouco, não conseguimos absorver as informações que recebemos durante o dia porque simplesmente não filtramos tudo corretamente. Canalizamos tudo no mesmo espaço. Não conseguimos priorizar o que pode nos ajudar ou nos prejudicar.

Daí você escuta um louco dizendo que você tem que meditar, para só poder melhor se concentrar. A ideia que temos de meditação é completamente errada. Ela não nos ajuda a melhor absolutamente nada, concentração, respiração. Tudo isso é apenas a consequência.

A meditação é um serviço prestado a sua mente, corpo e alma. Com ela devemos não pensar em nada. Devemos limpar tudo o que estamos sentindo no momento. Aí sim, tudo aos poucos vai se encaixando. Concentração, respiração, prioridades.

Tento meditar pelo menos umas 2 vezes por dia, de manhã e a noite.  Sei que ainda é pouco. Mas o processo está sendo muito revelador. As coisas de viviam adormecidas começaram a aparecer. Sentimentos que estavam presos, saíram livremente parecendo passarinhos quando soltos de suas gaiolas.

Medito da seguinte forma: sento na minha cama, escuto uma música bem leve e calma, sinto minha respiração e a partir daí apago todo o meu dia da minha mente. Imagino uma parece em branco. E tento não escrever nada nela, nem desenhar e muito menos traçar planos. Ela simplesmente fica branca.

Quando desperto, aí sim organizo minhas idéias do dia todo, vendo o que realmente aprendi durante o dia, não importa se foi coisa boa ou coisa ruim. O interessante mesmo ver é o processo de escolhas que fazemos das nossas experiências.

Portanto, não tenha medo do silêncio, do vazio nem da solidão. Coloque-os ao seu lado e nunca os  trate como inimigos. Eles lhe mostraram sua verdadeira identidade. Fará você perceber o amor que tem dentro de você. Na verdade, quando você menos esperar, eles serão os primeiros a aparecer sem ao menos pedir algo em troca.

Nenhum comentário: