sábado, 30 de abril de 2011

Mãos a obra!


Mudar de vida, dicas, dica,
Para conseguirmos realizar nossos sonhos, desde os mais simples até os mais "absurdos", existe apenas uma palavra que nunca podemos tirá-la no nosso vocabulário: foco. Chegou aquele momento em que você gritou para o mundo que iria realizar seu sonho. E que nada iria tirá-lo do caminho. Você falou para todo mundo sua mudança e o que iria realizar. Mas aí acontece que quando você chega na sua casa e deita sua cabeça no travesseiro, percebe que para que tudo aconteça, você tem que começar a realmente fazer tudo acontecer.

A partir do momento em que decidimos que iremos realizar nossos sonhos, de nada adianta ficarmos sentados pensando em como fazer. Acredito seriamente que quando decidimos tudo, temos que colocar a mão na massa. Temos que ir com tudo para cima dos obstáculos, das adversidades, das pessoas e principalmente ir para cima da nossa auto-estima. Não devemos deixá-la respirar nem por nenhum instante, não podemos dar espaços para que ela possa ao menos falar alguma coisa. E caso ela consiga se manifestar, poderemos até escutá-la, pois acima de tudo, somos pessoas bem educadas. Mas caso aconteça alguma pequena derrota, lembre-se que é apenas um dos inúmeros obstáculos que você terá pela frente. Assumindo qualquer atitude, saiba que terá uma reação. Essa é a palavra: atitude.

Quando estamos focados em algo, seja lá o que for, estudo, trabalho, lazer, sozinhos, realizamos nossos mais belos trabalhos. Terminamos o que começamos e nos orgulhamos do resultado. Mas para que isso realmente tenha algum efeito ou sentido em você, o único sentimento necessário é o amor. Tornando nossos sonhos realidade, temos a sensação de que nosso dever está cumprido. Daí pensamos, é só isso? Batalhei tanto e é só isso que consegui?  O amor por tudo que fazemos, pelas pessoas que convivemos e principalmente pela vida é que vai dar aquele sentido final nas suas coisas.

Portanto, copiem essas 3 palavras e andem com elas todos os dias de suas vidas até o dia em que conseguirem realizar seu grande sonho:


FOCO - ATITUDE - AMOR

sexta-feira, 29 de abril de 2011

E qual o problema em ser feliz?

Mudar de vida, dicas, dica,

Quando você está feliz, muito mesmo, mas muito mesmo, sempre vai ter aquele ou aquela que vai falar que você não bate bem das idéias. Hoje estava assim. Acordei às 6 horas da manhã, fui trabalhar, faculdade, palestra e no final de noite fui tomar um chopp com os amigos. Conversando com eles, escuto o seguinte: "Nunca vi você triste, irritada. Por que você é assim?"

Fiquei pensando bem antes de responder. Pensei bastante mesmo, afinal considerei uma pergunta bem complexa. Daí respondi o seguinte: "Qual é o problema em ser feliz? Por que as pessoas tem essa idéia de que pessoa feliz é raro?"

Qual o problema da felicidade? Ninguém pode te ver sorrindo que já logo perguntam, o que você aprontou? Hoje respondi: Não aprontei absolutamente nada. Apenas sou feliz! Todos ficaram olhando como que sem entender nada.

Li que Freud chegou a conclusão de que é a felicidade não existe. Que temos momentos, ou picos de alegria, mas que a felicidade plena, do ser, não existe. Examinando a situação, percebi que como que ele foi capaz de medir com tamanha certeza? Qual parte que ele classificou como metade da felicidade? Como não tenho nenhuma formação na área, gostaria da ajuda dos que realmente entendem de psicologia para me tirar essa dúvida, ok?

Vi que as pessoas estão tão acostumadas em ser medianas, que acostumam-se com as coisas pela metade. Elas não conhecem o topo. Não conhecem a vida. Sobrevivem apenas. Quando digo que sou feliz sem dar nenhuma explicação científica, me olham como fosse de outro planeta.

Aprendi que quando digo que sou feliz, transmito para os outros loucura. E é exatamente isso que tenho como objetivo. Mostrar que sermos loucos por um momento e nos acostumarmos com esse sentimento, viveremos plenamente. Sem medos, apenas viveremos felizes!!!

Não caminhe detrás de mim, posso não te guiar. Não ande na minha frente, posso não seguir-te. Simplesmente caminhe ao meu lado e seja meu amigo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

I Can Only Imagine

Conquistando o mundo...

Mudar de vida, dicas, dica,


Hoje, uma tarde com tempo bem nublado por aqui, fiquei pensando realmente quais eram as minhas intenções com este blog. Fiquei imaginando onde quero chegar com tudo isso que escrevo. Na verdade, no início, a intenção era apenas o de desabafar mesmo. Todas as minhas dúvidas, meus anseios, meus pensamentos. Só que aos poucos, essa atividade tornou-se parte do meu dia-a-dia. Me pegava pensando sobre o que iria escrever quando chegasse em casa, estavam sempre observando tudo, pois acredito que tudo pode virar um bom texto.

Sei que ainda estou engatinhando nisso tudo, mas é algo que está me animando. Realmente é uma das atividades que não me canso de fazer, e não vejo a hora de sentar e poder escrever tudo o que quero. Ainda tenho muito o que melhorar, tanto nas estruturas como na linguagem, mas acredito que estou no caminho certo.

O meu grande sonho mesmo com tudo isso é apenas um: o mundo! Quer fazer algo para o mundo. Algo bom. Sei que TODOS que passarem por aqui e ler isso, irão rir. Na verdade nem espero outra reação. 

Quero apenas escrever coisas boas para as pessoas se sentirem bem. Saibam que demorei todo esse tempo, 29 anos para ser mais específica, pois nunca quis me tornar uma grande piada por todos. Mas agora, nada mais faz diferença. O que quero, sei que vou conseguir. Cedo ou tarde. O importante é que tomei a iniciativa. Dei o primeiro passo.

Quero apenas mostrar que a felicidade, a alegria, os sonhos são construídos aos pequenos pedaços, no dia-a-dia. Uma ação que gera uma reação nas pessoas a sua volta. Sejam todos felizes, cada um do seu jeito. Somos seres únicos, com personalidades  e ideias diferentes, portanto, nunca tenham vergonha de dizer e ir atrás dos seus sonhos. Porque por mais absurdo que possam ser, com certeza você será uma lição para outros.
Ok Camila. Agora acorde e volte para o mundo real. Acorde desse sonho absurdo e viva somente a vida. Arrume um emprego normal e construa uma carreira. Isso sim é um sonho.

E se eu te falar que agora é que realmente estou nele? Vivendo cada momento e curtindo cada experiência. E percebendo que cada vez mais que as pessoas estão precisando de bons pensamentos e boas energias e isso realmente é cada vez mais difícil de encontrar.

Agora que já consegui escrever o que realmente quero, preciso agora construir toda a base para que tudo aconteça.

Peço licença a todos, pois agora irei conquistar o mundo!

Fazendo somente o bem!

Mudar de vida, dicas, dica,

 

Dia Mundial da Corrente do Bem


Hora
quinta, 28 de abril · 00:00 - 23:30

Localização
Brasil - Em qualquer lugar

Criado por

Mais informações
A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer.

São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.

O importante é perceber... as pessoas ao nosso redor e, através de um gesto, fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento.

É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade reduz quando o mundo a minha volta não está bem.

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.”
Gabriel, o Pensador

E como vamos fazer isso?

A Corrente do Bem, no Brasil, começará com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que acontece em 30 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.

A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.

E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc. Temos várias ideias no nosso sugestões e adoraríamos conhecer as suas.


Por que passar essa ideia adiante?

1 – Porque é simples e fácil
2 – Porque girar a roda das boas ações é importante
3 – Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém

Compartilhe!!!
 

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Penso noventa e nove vezes e nada descubro; 
deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio
- e eis que a verdade se me revela.

Sorria!


Sorria!

O vazio, o silêncio.

Mudar de vida, dicas, dica,

Hoje conversando no meu serviço com meus colegas surgiu a pergunta que literalmente não se cala. Por que as pessoas tem tanto medo do silêncio? E da solidão? Qual a dificuldade das pessoas em encarar o vazio?

Hoje penso diferente. Penso que quando você fica em silêncio, sozinho e se sentindo vazio é o melhor momento para você simplesmente ficar silêncio, sozinho e vazio! Somos metralhados diariamente por milhões de informações que chegam em todos os sentidos. Nunca temos tempo para nada, sempre estamos com pressa e temos essa ridícula necessidade de ficar em constante movimento. Quando desligamos um pouco, não conseguimos absorver as informações que recebemos durante o dia porque simplesmente não filtramos tudo corretamente. Canalizamos tudo no mesmo espaço. Não conseguimos priorizar o que pode nos ajudar ou nos prejudicar.

Daí você escuta um louco dizendo que você tem que meditar, para só poder melhor se concentrar. A ideia que temos de meditação é completamente errada. Ela não nos ajuda a melhor absolutamente nada, concentração, respiração. Tudo isso é apenas a consequência.

A meditação é um serviço prestado a sua mente, corpo e alma. Com ela devemos não pensar em nada. Devemos limpar tudo o que estamos sentindo no momento. Aí sim, tudo aos poucos vai se encaixando. Concentração, respiração, prioridades.

Tento meditar pelo menos umas 2 vezes por dia, de manhã e a noite.  Sei que ainda é pouco. Mas o processo está sendo muito revelador. As coisas de viviam adormecidas começaram a aparecer. Sentimentos que estavam presos, saíram livremente parecendo passarinhos quando soltos de suas gaiolas.

Medito da seguinte forma: sento na minha cama, escuto uma música bem leve e calma, sinto minha respiração e a partir daí apago todo o meu dia da minha mente. Imagino uma parece em branco. E tento não escrever nada nela, nem desenhar e muito menos traçar planos. Ela simplesmente fica branca.

Quando desperto, aí sim organizo minhas idéias do dia todo, vendo o que realmente aprendi durante o dia, não importa se foi coisa boa ou coisa ruim. O interessante mesmo ver é o processo de escolhas que fazemos das nossas experiências.

Portanto, não tenha medo do silêncio, do vazio nem da solidão. Coloque-os ao seu lado e nunca os  trate como inimigos. Eles lhe mostraram sua verdadeira identidade. Fará você perceber o amor que tem dentro de você. Na verdade, quando você menos esperar, eles serão os primeiros a aparecer sem ao menos pedir algo em troca.
Mudar de vida, dicas, dica,

"Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decorre sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores."
William Shakespeare

terça-feira, 26 de abril de 2011

Superação

Mudar de vida, dicas, dica,

Temos, mesmo que por adequação ao mundo moderno, criar uma imagem em que passe algum valor. Somos julgados por nossa aparência, por nossos valores e por nossas atitudes. Não satisfeitos, as pessoas comentam sobre nossas vidas como se fosse uma novela. E ainda querem saber mais do que você próprio os caminhos que sua vida está seguindo.

Mas de nada sabem sobre sua vida. De nada sabem sobre tudo o que você passou para chegar ao ponto que está agora. Depois de muitos tombos, quedas, pequenos deslizes e tropeços, você continua firme e forte, sempre pensando em cada detalhe de como pode alcançar seus objetivos. Nada abala suas estruturas. E nem ninguém. Principalmente ninguém. 

As pessoas costumam comparar tudo que observam. Comparam roupas, jeitos, atitudes e personalidades, sendo que na verdade de nada adianta tais comparações, pois somos únicos. Cada um possui um encanto capaz de provocar nas pessoas reações das mais diversas. Se você é bem-sucedido, você é exemplo de sucesso. E se você é aquela pessoa que arrisca todas as chances de sua vida em uma aventura, mesmo que esta seja o seu sonho, você é um louco. Mas mal as pessoas se dão conta da história que cada ser humano carrega sobre si.

Se todos nós escrevêssemos as histórias de nossas vidas, veríamos que somos pessoas que tivemos altos e baixos, vitórias e derrotas, momentos bons e momentos ruins, alegrias e tristezas. E não é que estamos ainda por aqui? 

Qual segredo que carregamos dentro de nós que nos faz superar todos os desafios? O que utilizamos para seguir adiante depois de uma derrota? Qual nossa melhor qualidade como pessoas que simplesmente não desistem de nada?

"Tão estranho carregar uma vida inteira no corpo, e ninguém suspeitar dos traumas, das quedas, dos medos, dos choros."
Caio Fernando Abreu

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"A vida pode ser vivida como uma suave descida ou como uma árdua subida."
 
Osho
 
Mudar de vida, dicas, dica,
 

Certezas

Mudar de vida, dicas, dica,
Sinto-me extremamente angustiada por esses dias. Não é uma angustia triste,  aquela que sufoca até o último suspiro. É aquela angustia de quem está prestes a descobrir algo novo.  Até parece que algo está para explodir na minha vida. Hoje foi um dia bem interessante. Desejei muito mudar novamente de emprego. Necessito dessa mudança para poder levar adiante meus sonhos.

Quero dar uma reviravolta na minha vida. Mas sei que não posso ter muita pressa. Sei que todos os movimentos são bem calculados e o que quero tem o tempo certo para aparecer. Já comecei a fazer o que queria e sei também sinto que minha mudança está indo muito bem. Meu corpo sente, eu sinto e meu coração também. 

Sei que não adianta o desespero. Mas isso também mostra o que realmente quero. Depois de muito tempo, nunca tive tanta certeza do que quero fazer da minha vida. E agora que sinto essa certeza, sei que já estou no caminho certo. A confiança e a força de vontade vence tudo.

O que estou fazendo é algo que na minha família ninguém nunca fez. Escrever para eles é algo extremamente complicado. Mas é o que quero fazer, sei muito bem disso. Sempre soube na verdade, mas a falta de confiança e até mesmo a vergonha apenas escondeu essa atividade.

O importante agora é que estou no caminho certo. Sei disso!!! Sinto isso!

"Há um único recanto do universo que podemos ter certeza de melhorar: o nosso próprio eu."
Aldous Huxley

domingo, 24 de abril de 2011

Mudar de vida, dicas, dica,


VIVA,
SEJA,
FAÇA!

Recuso a infelicidade!


Mudar de vida, dicas, dica,

Esse fato eu preciso compartilhar.


Estava com um grupo de amigos em um barzinho aqui na minha cidade, Santos. Já era aproximadamente 3 horas da manhã. Estamos nos despedindo uns dos outros quando chega um morador de rua e fala que estava com fome e que a comida que estava no lixo estava estragada. Falei que não poderia ajudá-lo dando dinheiro, pois só estava com cartão de débito. Daí ele disse, “Pode ser, madame". Falei que não tinha como, mas que ele poderia ir até o bar onde estávamos e ver se conseguia alguma coisa, pois como já estavam fechando, poderiam ter algo que não seria usado no dia seguinte.

Achando que estava dando uma dica, o morador de rua vira e fala, "Não vou lá, não. Não quero me humilhar!". Fiquei parada, meio que em choque diante da situação. Daí falei de novo que não teria como ajudá-lo. Daí ele simplesmente vira e fala: Vou precisar esperar cinco anos até que aceite qualquer doação via cartão.

Pensando rapidamente em todos os acontecimentos descritos acima, falei para ele: "Espero vir aqui novamente daqui cinco anos e não ver você mais por aqui morando nas ruas.". Disse isso na mais pura boa intenção. Querendo apenas que ele mudasse de vida e procurasse algo de melhor para viver.

Instantaneamente, vi que o seu rosto era a mais pura frescura. Disse que tinha magoado seus sentimentos e que não precisava tê-lo humilhado daquele jeito. Posso ter me expressado mal, mas não queria vê-lo novamente na mesma vida de cinco anos atrás.

No caminho de volta, fiquei pensando nessa situação. E fiquei imaginando como é cômodo algumas situações. Correr atrás do que se quer e alcançar um grande objetivo, tudo isso demanda muito esforço e força de vontade. Não imagino o que este morador de rua tenha passado para chegar na vida em que se encontra agora. E muito menos quero julgá-lo pelo ocorrido.

A única coisa que penso agora e com certeza ficará na minha mente por dias será: Eu simplesmente me recuso a aceitar a vida como ela está! Recuso a infelicidade e a tristeza!

Vou é correr atrás do meu sonho!

sábado, 23 de abril de 2011

Escolhas

Mudar de vida, dicas, dica,
Acredito que o grande lance de toda a nossa vida é sabermos escolher o que irá nos fazer feliz. Por ser tão vasto e importante, quando temos uma escolha que pode mudar nossas vidas, ficamos com medo. Quando chega "a hora" de podermos escolher o que sempre sonhamos, parece que perdemos a noção e esquecemos por tudo o que passamos. 

O processo de escolha é único e fácil. Temos que dizer apenas sim ou não. Teoricamente é assim. No decorrer das nossas vidas, passamos a adotar um padrão de respostas para qualquer que seja a  pergutna. Ou vamos dizer muitos "sim" ou muitos "não". Nunca existiu um equilíbrio para essas respostas. Passamos nossas vidas criando padrões de relacionamentos, de sucesso, de felicidade e quando temos a chance de mudar alguma coisa, aparece a dúvida. 

Desde uma aula de Antropologia cultural que tive na faculdade, passei a levar a dúvida como um "não". Por exemplo, se tenho dúvidas se a carreira que escolhi é a certa, provavelmente responderia que não, pois tinha uma dúvida. Depois de um tempo, comecei a repensar este pensamento e vi que na verdade a dúvida é uma grande escola. Aprendemos muito com ela a partir do momento em que colocamos em prática tudo o que aprendemos para decifrá-la. Quando a dúvida surge, analiso os prós e contras e rapidamente tenho uma resposta. O importante é saber fazer as perguntas certas. 
Não quero saber se sou boa o suficiente para escrever tudo o que já postei por aqui. Quero saber qual o grau da minha felicidade em fazer o que estou fazendo. Não quero saber se os assuntos que abordo terão retorno. Quero apenas um  espaço livre onde possa abordar seja lá qual assunto quero. 

O grande lance das escolhas são as perguntas que fazemos ao analisar uma possível dúvida. Se a sua pergunta já começa de forma negativa, com certeza a resposta que você procura será negativa. Nunca devemos duvidar da nossa capacidade em escolher o que nos fará  feliz. Devemos apenas ter em mente o seguinte: o que estou escolhendo, me fará feliz?



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Qual é a sua?

Mudar de vida, dicas, dica,
Desde quando comecei a aventura de escrever e montar esse blog, nunca tive a intenção de ter tantas visitas. Meu objetivo é e sempre foi o de apenas escrever para poder tirar tudo o que tenho dentro de mim e que desesperadamente pede para sair.

Só que desta vez, gostaria de um retorno dos que aqui visitam.

Pergunto a vocês: Qual é a sua?

Qual o seu objetivo? Qual o seu grande sonho? E o que te impede de realizá-lo? Como resposta, só não vale colocar que teve uma outra carreira, que algo o impediu de seguir, que teve medo. Esqueça terceiros. Pense apenas em você. O que o deixou paralisado para que seus sonhos não se torna-se realidade?

Como gostei muito desse tema, achei que seria legal explorá-lo.

No meu caso, o que por muito tempo me travou literalmente, foi a capacidade de  separar ilusão da realidade. Ficava apenas imaginando com seria quando alcançasse meus objeitovos que esqueci da prática. Esqueci que para buscar os meus sonhos, existe a parte em que tenho que correr atrás. E é o que acontece com muitos. Ficamos apenas imaginando, sonhando e esquecemos que para viver do que sempre sonhamos, necessitamos e muitos correr atrás de tudo.

Os sonhos  são somente a parte final, a base. E  a construção em si, temos que correr atrás. Montrar tudo aos mínimos detalhes. E não podemos esquecer de absolutamente nada. Desde os pequenos componentes, até o topo.

O único ingrediente capaz de fazer com que nunca tenha que desistir de algo é a vontade. Sem ela, nada seria feito e nada realizado. Com ela, posso gritar e mostrar a todo mundo quais as minhas verdadeiras intenções. E acima de tudo, com a vontade posso gritar, pois sei que muitos ouviram. E sei que também posso mostrar a todos os meus verdadeiros objetivos.

Apenas ame!

Mudar de vida, dicas, dica,

Quanto mais tentamos ser diferentes para tentar agradar aos outros, mais somos iguais aos outros tentando nos agradar. Portanto, apenas ame, apenas seja e apenas faça!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O crescimento...

Mudar de vida, dicas, dica,
Seja lá o que te prende de crescer, livre-se rapidamente disso. Sua vida é muito curta para ser desperdiçada com pouca coisa. Livre-se dos excessos, dos pesos.

O crescimento além de profissional, ele é espiritual. Você só irá adiante se estiver seguindo algum preceito. E seja lá qual for, independente do que você acredita, se for bom para você, será válido.

Livre-se de tudo. Comece do zero. Seja um livro cheio de página em branco,  a ser escrito. E acima de tudo, não tenha vergonha de nada, pois ela só serve para te mostrar como anda sua auto-estima. E se sua auto-estima estiver abalada, com certeza você será atingido por algo. Mas siga em frente. Nunca pare.

Se você realmente quiser crescer, visualizará suas dificuldades e necessidades. E se você observar bem, verá que são muitas. Seja lá qual for seus preconceitos, irá enxergar que todos não passam de um monte de ideias padrão, e que se você continuar a segui-las verá que nada mudará, pois são ideias que já antigas e que não tem nenhum fundamento.

Portanto tenha em mente que o que muda são suas ideias e não o mundo, pois este continuará o mesmo. Siga em frente todos os seus desafios e não tenha medo de nada, porque somente você será capaz de dizer se são possíveis ou não.

Somente para não esquecermos...

Mudar de vida, dicas, dica,

Por mais que seja feriado, todos os dias são importantes na construção dos nossos sonhos!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Realizando sonhos...

Mudar de vida, dicas, dica,
Obter sucesso pleno na vida é o desejo de tudo mundo. Enquanto uns querem ter uma família, uma casa e um emprego seguro, tudo está perfeito. Para outros, a aventura de fazer algo totalmente fora dos padrões é a realização de um sonho. Ou existem aqueles que querem se realizaria sendo famoso. A realização de um sonho é algo totalmente abrangente mas profundamente pessoal. Ninguém se realiza por alguém. Plagiando as frases de cartões de crédito: o sonho é pessoal e intransferível.

O primeiro momento que temos daquilo que queremos realizar é até engraçado. No começo rimos, porque parece algo completamente ridículo. Mas passado o choque, você começa a perceber que é algo próximo. Basta dar o primeiro passo. E é aí que mora o perigo. Quem tem sonhos normais, como casar, ter filhos e morar em uma bela casa primeiro arruma-se um emprego ou namorado (a). E a partir daí, vão em busca apenas dos detalhes. E sonhos são construídos em cima dos detalhes. Nunca conheci ninguém que tenha realizado um grande sonho sem ter inúmeros pequenos detalhes como objetivos.

E é através dos objetivos que criamos a imagem dos sonhos. Podemos dizer que os objetivos são etapas. Cada objetivo conquistado, é uma etapa do sonho cumprida.

Ás vezes acontece de um objetivo não ter sido conquistado e aí baixamos a cabeça e perdemos as esperanças. Mas é exatamente nesse ponto que devemos chegar. Nunca tudo será perfeito. Nada. Temos que cair ás vezes. O aprendizado que teremos será enorme. Ninguém que tenha um dia triunfado, conquistou tudo sem ao menos uma derrota. E é essa a chave para os que conseguiram. Nunca, nunca devemos desistir de atingir nossos sonhos. Se você escreve, assim como eu, verá que nem tudo são flores. Recebermos críticas por não escrever corretamente, por seu texto ser chato ou não ser básico demais. Mas nunca desista. Lute até suas últimas forças, até sua última gota de suor e simplesmente faça o seu trabalho. E nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz. Apenas você saberá de sua capacidade. E mesmo que ache que não tenha força o suficiente para seguir em frente, dê aquele último suspiro.

Todos as grandes pessoas que consquistaram seus sonhos, por um momento foram cegas, surdas e mudas. Foram desacreditadas e muitas ridicularizadas. O mais importante é nunca baixar a guarda e continuar sempre em frente.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Amor próprio

Mudar de vida, dicas, dica,
Sentir-se bem consigo é uma das questões mais antigas e discutidas do mundo moderno. Digo mundo moderno porque nos séculos passados, pelo menos o que tenho estudado é que tais questões nem de longe eram discutidas abertamente como é no dia de hoje.

Tamanha pressão que sentimos em nos aceitarmos que esquecemos de como podemos alimentar nosso interior. Ficamos apenas apreciando o exterior, o material, o capital, que quando o interior grita, algo de muito sério aconteceu.

A fonte que sustenta nossas mentes é o coração e o amor. O amor próprio e o amor ao próximo. O que chamo de "AP" é algo que devemos semear o mais rápido possível. Nosso tempo está correndo e logo, logo não teremos mais como chegar no grande objetivo das grandes mentes que usaram o "AP" para divulgar suas filosofias.

E amar ao próximo e a si mesmo é algo complicado para alguns. Amar ao próximo é  livrar-se do ego. É ficar vulnerável e  se existe algo que os inseguros não queiram se livrar é do seus grandes  egos e se expor a todos. São aqueles seres que possuem duas personalidades. Uma com o ego inflado e outra quando está longe de tudo que conhece e ali tem a possibilidade de se mostrar uma nova pessoa.

Escrevendo desse jeito, vocês que aqui visitam devem pensar que sempre fui assim.

A grande verdade é que era o oposto. Passei pela maior escuridão, obstáculos. Tinha muito receio dessas coisas de espiritualidade, de auto-ajuda. Acreditava que tudo se revolveria como em um passe de mágica. Aprendi que tinha que me livrar de alguns padrões em relação aos meus sentimentos e na minha vida. E toda a minha insegurança, falta de amor próprio e timidez sumiram.

Aprendi também que para conseguir alcançar o ápice do meu amor próprio, tenho que me expor. Não é possível de outra maneira. O que quero dizer  é que temos que nos mostrar para a vida e não ter medo da consequência. Temos que aprender a amar o que vem e o que não vem.  Temos que amar todos, amigos e inimigos.

Acabemos com os egos inflados das pessoas. Acabemos com os que se acham reis do pedaço, pois utilizando este método do "AP", conseguirmos alcançar o que muitos tentaram. Sem egos, nos tornaremos grandes, gigantes em "AP"!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

E sobre ser infeliz...

Mudar de vida, dicas, dica,
E sobre ser infeliz...

O que escrever?

Na verdade, acredito que ser infeliz é a coisa mais fácil do mundo. Aqueles padrões estabelecidos pelas pessoas, aquelas reclamações básicas... Ser infeliz hoje em dia é o estado de vida de metade da população do mundo, ou até mais.

Reclamamos do dinheiro que não temos, do dinheiro que não sobra, da pessoa que não escuta, do amor não correspondido, do trânsito, do tempo, do carro, do vizinho, do latido do cachorro, do barulho que a mosca faz quando você quer dormir, do barulho do vizinho andando de madrugada, do cheiro da praia, do choro do bebê, do peso atual, da roupa que não consegue comprar, do sapato que comprou e não ficou legal e por aí vai.

Ficou tão fácil reclamar e ser infeliz que quando encontramos alguém que não reclama e é feliz já o julgamos louco. É uma tremenda heresia ser feliz hoje. E não reclamar então...

Fico vendo as pessoas reclamando dos seus empregos. Por exemplo, o funcionarismo público. Eles passam no concurso e é o mesmo que assinar seu atestado de óbito. Só saem de lá mortos. E eles não entram para trabalhar e poder realizar seus objetivos. Eles entram lá para se aposentar. Esse é o problema. Você pergunta, "Nossa, o que que ele tem? Tá doente?" Daí vem um e responde, "Não, não...está cansado mesmo. Tá pra aposentar, né?" Pergunto de novo, " Jura! Que bom, né? Quanto tempo falta?" Resposta, "Ah, falta pouco, acho que uns 9 anos!"

Fico imaginando como serão esses nove anos dessa pessoa. Ela simplesmente não vive. Apenas fica vendo o tempo passar. Fica esperando por um momento e definitivamente não ira desfrutrar de nada. Sabe por quê? Porque acostumou a esperar tudo. E quando passar todo esse período, já aposentado? O que ela vai fazer? Acordar e o que? Poucos são aqueles que se arriscam a simplesmente viver a vida. Todos os outros apenas sobrevivem.

Porque viver, para a grande maioria, é um trabalho muito complicado. O mais interessante da vida é que temos escolhas e se escolhermos a felicidade, tudo será tão diferente, pois teremos mais loucos em um mundo onde a loucura é chamada de felicidade.

domingo, 17 de abril de 2011

Pessoas inspiradoras

Mudar de vida, dicas, dica,
Hoje fiquei imaginando o poder que certas pessoas tem em nós. Imaginei também que elas foram pessoas como nós um dia. Mas que por nunca desistirem de seus sonhos, alcançaram hoje a imagem que tem. Abriram mão de suas vidas para seguir uma grande causa. Madre Tereza, Gandhi, Osho são nomes do mundo moderno. São pessoas que viveram perto de nós, que seguiram suas vidas mostrando para o mundo que suas decisões, por mais pessoais que fossem, poderiam mudar o rumo do mundo.

Quando pessoas com mentalidade de mudança, independência e acima de tudo amor cruzam nossas vidas, nada mais fica igual. A mudança que fizeram quando passaram permanece nos dias de hoje e os que vão conhecendo cada um deles, tentam de várias formas levar adiante as idéias de cada um.

Quando falamos que admiramos tais pessoas, sempre vai ter alguém que vai achar aspectos negativos em cada um. Normal! Ninguém é perfeito, defeitos todos tem aos montes. Se apenas focarmos nas coisas positivas das pessoas, nunca aprenderíamos nada, pois sempre escuto que aprende-se com os erros, certo?
Devemos levar nossas vidas do nosso jeito. Caindo, levantando e aprendendo. Muitos ensinamentos que essas pessoas inspiradoras nos passaram, se colocarmos tudo em prática, deixaremos de lado nossa individualidade e passaremos a ser como eles.

Vejo as coisas assim: sempre tento buscar o máximo de informação sobre tudo. Mas gosto mesmo da insegurança, do novo, da mudança. Quero sempre ser surpreendida por tudo e por todos. Daí, quando encontro uma história como a de Nelson Mandela, Gandhi ou os textos de Osho, fico rendida. Vou aprofundando no assunto e vou encontrando pontos onde todas as minhas perguntas são respondidas, então surgem novas perguntas. O que essas pessoas tem de tão interessante e até mesmo intrigante que mexe com nossas vidas?

Pessoas inspiram vidas sim. São histórias de sabedoria, luta, perseverança e sonhos.  Portanto, seja lá qual for sua crença, religião ou filosofia, siga com todo o amor os ensinamentos. Coisas boas sempre acontece com aqueles que vivem a vida com amor!

sábado, 16 de abril de 2011

O poder das frases

Mudar de vida, dicas, dica,



Se eu tivesse o poder de escrever as mais belas palavras do mundo e que estas palavras tivessem o mesmo efeito nos outros que teve em mim, qual seria o resultado?

Todos os dias lemos lindas mensagens, enviamos para nossos amigos, falamos aos quatro ventos todos os tipos de palavras de efeito, e qual é o resultado? Nenhum! Acontece que hoje em dia, mais falamos do que fazemos e com isso estas frases acabam perdendo espaço para a rotina, para o estresse e para a pressa. 

Acontece que quando as lemos, algo toca nossos corações. Lembramos de momentos em que poderia ter usado uma delas, ou mesmo colocar em prática o que uma dizia. Hoje corremos tanto durante o dia ,que de noite não chegamos a lugar nenhum. E daí, depois de muito tempo percebemos que perdemos muito tempo com o desnecessário.

Porém, para os poucos que permitem a entrada do efeito que essas frases tem,  o resultado  vai direto para o coração. É difícil hoje percebermos o que é essencial e o que não é. Nossas verdades nos cegam a cada momento e com isso deixamos de ver realmente o que é essencial e importante para nossa vida.  Se todos os dias ao lermos frases bonitas e de efeito, tomassemos as rédeas dos acontecimentos e levassemos adianta o que cada frase coloca, será que hoje seria diferente?

Lemos bastante frases de Walt Disney, Henry Ford, Gandhi, Dalai Lama, Madre Tereza, Chico Xavier. E o que aprendemos com elas? Quando as colocamos em prática?  Sempre tentei, ao ler uma frase dessa, encarar o dia de forma positiva e quando algum problema aparecia, lembrava da frase e tentava tirar o maior proveito possível. 

Acredito sim no efeito que essas frases tem. Elas não foram escritas para serem esquecidas. Foram escritas para ecoarem na eternidade. E de cada um de nós.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alegria e Tristeza

Mudar de vida, dicas, dica,
Estava aqui deitada e pensando sobre o que iria escrever no dia de hoje.

Fiquei lendo, pesquisando, pensando, conversando com os meus botões para saber o que realmente seria legal abordar.

Daí então lembrei que não me sinto triste já tem um bom tempo. Antigamente, tinha "ataques de tristeza", aqueles momentos de tristeza repentina em que do nada me sentia cabisbaixa, com olhar distante, quase querendo chorar. Pensava nas milhares de coisas que acontecia a minha volta e que não teriam solução alguma, mas mesmo assim eu continuava a pensar naquelas coisas.

Comecei a perceber que me sentia triste quando perdia o meu foco naquilo que queria fazer da minha vida. Sempre quis escrever. Mas por muito tempo protelei este sonho. Sempre me imaginava fazendo isso mas nunca começava. Sempre tinha uma razão para adiar. E aí, a tristeza chegava.

Nunca consegui me imaginar fazendo outra coisa da vida a não ser escrever. Mas acredito que tudo tem seu momento e sei que agora estou mais segura para a vida. Sei que ainda encontrarei muitos obstáculos, mas também sei que já enfrentei coisas piores e aqui estou.

A tristeza que antes não tinha fim agora, definitivamente não faz mais parte da minha vida. Aboli esta palavra do meu vocabulário. Sempre que sinto que vou ficar triste, tento focar no meu sonho, nas minhas coisas. E tem dado muito certo.

Se não perdemos de vista nossos objetivos, aos poucos nos realizaremos. Basta que não deixemos a tristeza entrar nas nossas vidas. É difícil ás vezes, mas temos que buscar a felicidade e tranquilidade a todo momento. Com o tempo, este será seu estado natural. Não mais terá pensamentos negativos e quando tiver, saberá rapidamente como administrá-los. Apenas não tente se livrar deles rapidamente. Sinta-os e tente entendê-los, pois só assim você saberá viver toda a sua vida.

Alegria e tristeza nos completam. Apenas escolhemos qual fará a diferença na nossa vida.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Permita-se ser livre!

Mudar de vida, dicas, dica,
Liberdade.

Quantas interpretações  para esta palavra existe? Em quantos contextos podemos usá-la?

Acredito que temos a liberdade para fazermos o que bem quisermos. Independente do que aconteça. Mas algo nos escapa as mãos. Se somos livres para fazer tudo, tudo pode nos acontecer também.  Da mesma maneira que sou livre, todos os outros também são. Portanto, cuidado com o que se deseja. Preste atenção em cada detalhe do que deseja. Não deixe tudo apenas acontecer,  porque assim, as coisas acontecem de qualquer jeito, sem o seu toque.  Saiba quando acaba sua liberdade e começa a do outro. Tenha respeito pelo próximo. E acima de tudo, seja gentil.

Livres, somos pessoas gentis. Somos leves como uma pena. Todas as nossas decisões afloram sem o menor esforço. Parece até que estamos brincando com a vida. Quisera eu que todos sentissem o que sinto agora. Liberdade! Leveza!

Permita-se, por mais estranho que possa parecer qualquer desejo. Dê essa chance a você. Sendo livre, tudo começa a brotar. Tenha leveza no coração. O coração pesado nada mais é do que sentimentos negativos. Encha-o de liberdade. Você irá sentir. Tudo o que você fará depois disso, será diferente.

Permita-se ser livre!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tudo no seu tempo.

Mudar de vida, dicas, dica,

As pessoas possuem qualidades e defeitos. Até aí nenhuma novidade. Mas por mais que a qualidade seja boa, ela nunca acha que é o suficiente, daí ela exige mais um pouquinho dessa qualidade, e é aí que acaba tornando-se um defeito.

Por que temos que abusar e nos tornarmos chatos a ponto de perdemos toda a nossa essência? Temos que ter aquele senso de urgência sim, em querer melhorar sempre, mas acho que ás vezes as pessoas dão muita importância as coisas sendo que seria mais agradável se agíssimos naturalmente.

A própria natureza é assim. Ela se forma diariamente. Com muita calma, olhando todos os detalhes, serena, soberana. Mas quando exigimos dela mais do que o necessário no momento, ela também explode.

Quando mais cedo planejarmos nossas coisas, teremos mais tempo para agir. Mas também não se preocupe e nem tenha pressa. Se acha que começou a fazer o que queria mais tarde, pense, nunca é tarde para se sonhar. Não existe idade para as coisas.

Vamos agir naturalmente, com calma. Sem pressa. É mais interessante viver intensamente o presente do que imaginar como será o futuro. O futuro é somente amanhã e a vida se faz no agora.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual caminho?

Mudar de vida, dicas, dica,
Ainda tentando entender as razões da felicidade/infelicidade das pessoas, fui buscar informaçoes sobre este fenômeno.

Durante esta busca tive milhares de caminhos que poderia seguir. Dinheiro, trabalho, família, amigos, filhos, animais, sonhos e etc. E a lista é imensa pela simples razão de que a felicidade está em qualquer lugar e em qualquer momento.

Um desses resultados interessantes encontrados pela rede foi sobre um país chamado Butão. O que? Onde fica isso?

Pois é! Perto da Índia, este país com uma população de aproximadamente 800 mil habitantes trata a felicidade como assunto político. Lá, eles criaram o Comitê de Felicidade Interna Bruta e em relação ao resto do mundo nada de específico existe, somente o inverso, ou melhor o PIB, mais conhecido como Produto Interno Bruto. É aquele índice que avalia os bens materiais de um país. Dentro deste programa da felicidade, qualquer que seja a ação do governo a pergunta chave é a seguinte: Esta ação pretendida vai ou não melhorar a qualidade de vida de nossos habitantes?

Em um país onde o salário mínimo é de apriximadamente US$ 100 e é considerado um dos lugares mais pobres do mundo, como ainda pode existir tantas riquezas como o analfabetismo e a fome chegarem a índices zero, violência é inexistente, corrupção administrativa eles nem sabem do que se trata e ainda por cima, o rei tem todo o apoio do povo.

Quem por lá chega afirma: o povo não apresenta sinais de estresse, pressa ou impaciência. São hospitaleiros, simples e gentis. Completamente o oposto do povo ocidental, né?!

Pode ser que nem tudo seja verdade, mas a felicidade é algo que definitivamente deveria ser tratada como assunto político.

Agora paremos e pensemos: é um dos países mais pobres do mundo e é o país com maior índice de felicidade. Qual parte não se encaixa? A pobreza material ou a riqueza de espírito? Qual a mais importate? Para nós, meros ocidentais com algum problema de auto afirmação, pensamos como uma pessoa pode viver com um salário de R$200,00? Já como pensam os orientais?

Escutei de quase tudo nessa vida em relação ao interno x externo e acredito no equilíbrio. Mas o que me intriga é saber onde começa um e termina outro. Quando posso abrir mão do material e focar apenas no interior. Cada lado terá uma resposta e ambas estarão certas.

A escolha de qual lado ficar é individual. Ta aí um dos grandes presentes da vida: podemos escolher nosso caminho para a nossa felicidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Leituras e necessidades

Mudar de vida, dicas, dica,



 Tenho lido muito sob espiritualidade e filosofia oriental. E uma pergunta que não sai da minha cabeça é a seguinte: se ela é tão benéfica para uma parte do mundo, porque não é para outra?

É estranho pensar que somos o oposto um do outro. Aparentemente existe a igualdade, mas toda a diferença está na mente e é por lá que tudo muda. Uns preferem o dinheiro, outros o pôr do sol, uns ajudam, outros nem sabe que o outro existe. Prestar atenção ao que está a nossa volta, com o mundo e já logo prestamos atenção no carro ou na roupa da outra pessoa.

O ser humano é um bicho estranho. Fica preso a pequenos conceitos e para se libertar deles é a maior dificuldade. Nasce, cresce e morre com o mesmo padrão. Aqueles que quebram, são excentricos. Só que a maioria padronizada esqueceu que somente os que tomaram rumos diferentes é que foram felizes. Os que realmente revolucionaram suas próprias vidas, acabaram mostrando para o restante que a revolução é possível e inevitável. Aqueles que ousaram, quebraram os padrões.

No final, percebe-se que todos querem ser diferentes acabam se tornando normais. Já os normais; foram eles que fizeram a diferença.

domingo, 10 de abril de 2011

O grito.


Achar alguém hoje feliz é um pouco complicado. Fazemos sempre as mesmas perguntas e pensamos que se escutarmos algo diferente nossa vida poderá mudar também. Buscamos as coisas mais absurdas e quando conquistamos, parece que não era aquilo que queríamos.

Estamos muito exigentes com nossos gostos. Queremos sempre mais e do melhor. Nossa sede por conquista e poder está se tornando insuportável. Até que chega um momento em que paramos e temos que tirar aquele grito preso na garganta.

E é neste momento em que decidimos realmente quem somos e o que queremos da nossa vida. Se realmente quisermos algo novo, seguiremos adiante. Caso contrário, tudo permanecerá igual com as mesmas perguntas e respostas e o mesmo desfecho.

Aqui tem início a minha revolução, pois não tenho mais o meu grito preso na garganta.